DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA
- SINTVISTO
- 5 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
05 de Fevereiro – Dia Nacional da Mamografia

A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.
A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual.
O exame de diagnóstico por imagem avalia o tecido mamário. O método, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo quatro radiografias, sendo duas de cada mama.
Outros exames de imagem complementares como ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem ser necessários e também auxiliam no diagnóstico.
Caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama ou alguma alteração em exames de imagem prévios o procedimento poderá ser solicitada mais precocemente.
O diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença.

Como é feita a mamografia:
O exame realizado adequadamente e interpretado por um profissional habilitado será muito importante para a detecção de pequenas alterações.
As mamas são colocadas sobre uma placa de acrílico e outra placa semelhante exerce uma pressão para que a mama fique com uma espessura uniforme.
Qual é a preparação para fazer mamografia?
Mamografia: o que é, como funciona, preparo e quando fazer ...
Para o preparo da mamografia, pede-se apenas para as pacientes vestirem duas peças (calça ou bermuda e camiseta) e não usarem nenhum cosmético (desodorante, creme, talco etc) nas mamas e axilas no dia do exame. Além disso, recomenda-se marcá-lo entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.
Comentários